PLANETÁRIO VIRTUAL
No dia 22/09 (terça-feira), às 10h, haverá uma sessão virtual do planetário feita pela Associação Brasileira de Planetários que será transmitida pelo canal do Youtube da ABP.
Para assistir basta clicar na imagem do planetário abaixo. Caso vocês não consigam assistir nesta data e horário, a sessão ficará disponível para assistirem a qualquer momento depois.
Vocês sabem o que é um planetário ?
No passado a civilização humana aprendeu muito observando o céu e se orientou por ele para não perderem a direção nas suas viagens.Com o tempo a sociedade foi mudando e devido a quantidade de prédios construídos e a poluição no ar, a dificuldade de se orientar e perceber algumas coisas no céu se tornou mais difícil. Sem contar a rotina das criança e dos adultos cada vez mais cheias de tarefas e distrações, fazendo-os perder o interesse e a paciência em observar as coisas que acontecem no céu.
Além disso, hoje nós temos aparelhos como o celular com GPS que fala exatamente a direção em que devemos ir para chegar ao lugar que queremos e também temos a bússola e o mapa em papel que são um pouco mais difíceis de usar mas são um ótimo instrumento para localização.Mesmo assim, ainda temos muitos estudiosos (os famosos cientistas) que observam o céu como fonte de conhecimento e é nesse ponto que chegamos no planetário !
O planetário é um lugar que parece um cinema, só que a tela dele fica no teto e este teto imita o céu e nele conseguimos ver coisas que a gente não conseguiria ver no céu de verdade.Tudo isso graças aos estudos desses cientistas e as máquinas inventadas por eles. É impressionante !
Parece muita informação para falar às crianças mas o principal que queremos reforçar são alguns pontos importantes:
- Levar as crianças a observar o céu de uma forma que não costumamos fazer sempre. Uma observação atenta para notar as diferenças nele no dia e na noite, entre um dia e outro e por perspectivas (vistas) diferentes.
Já tivemos uma postagem no blog que tinha essa intenção, se você não viu ou quer rever, clique aqui.
- Contar histórias e mostrar imagens e vídeos fazendo-os perceber coisas que não podem ser observadas como, por exemplo, que existem outros planetas, que o sol é o centro do nosso universo, entre outras.
Planetário Ibirapuera Professor Aristóteles Orsini (São Paulo-SP)
Comentários
Postar um comentário