VIVA A CANTIGA DE RODA

     (pintura em acrílico "Brincadeiras de Criança" - Ivan Cruz  )


Vocês lembram das cantigas de roda da sua infância ? 

A tradição se perpetua e até hoje, em nossa escola, rodamos e cantamos de mãos dadas com as antigas músicas. Provavelmente, a criança pode conhecer músicas com ritmos parecidos ou com a letra um pouco diferente das que você lembra. 

Mas como essa tradição se mantém até hoje ?

O grande segredo é a vitalidade da nossa cultura popular tradicional que vai sendo disseminada de geração a geração. Ela tem um dinamismo que a permite adaptar-se ao tempos atuais, pode ganhar modificações mas mantém a sua essência.

Isso significa que vocês têm um papel importante no cultivo da cantiga de roda e de outros saberes da cultura popular que são a essência da identidade brasileira, é também o nosso coração.

Por que brincar de cantiga de roda?

A partir delas é possível brincar, desenvolver o ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos. “Assim como as histórias, as cantigas são um convite para adentrar o universo da imaginação”.

Aproveite para recordar cantigas de roda junto com toda a sua família e caso não consiga se recordar temos algumas sugestões de cantigas para sua diversão:











Comentários

  1. Oi crianças!
    Espero que estejam todas bem!

    Brincar de roda é muito gostoso. A Turma do Vulcão brincou na sala com a Ciranda dos Bichos e muitas outras.

    Quem lembra?

    Um abraço bem apertado!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIO DO JORNAL