Jogos Com Papel

Os brinquedos de papel são propostas muito interessantes porque, além de utilizar um material acessível que as pessoas em geral têm em casa, possibilitam muitas invenções.

Recomendamos que as propostas apresentadas aqui sejam apenas uma faísca para a imaginação de vocês e das crianças, e que vocês criem muitas outras possibilidades. Se quiserem vocês podem mandar fotos do que fizeram no nosso e-mail para que a gente publique no blog.

A liberdade de criação gera oportunidade para que as crianças aprendam e desenvolvam competências e habilidades. São atividades aparentemente simples como essas que envolvem as crianças e as lançam a novos desafios.

A qualidade da atividade vai depender muito de vocês, elas não devem fazer sozinhas, mas deve ser um tempo que vocês aproveitem as ideias que elas forem dando e ao mesmo tempo acrescentem novas ideias, de forma a ampliar ainda mais as possibilidades das brincadeiras.Agora explicamos o passo a passo para fazerem as atividades com papel:

(para ajudar, assistam os vídeos abaixo de cada atividade)


Jogo do Assopro



       (atividade inspirada no livro "Vamos Criar Com Papel" da Sabine Lohf)


Peguem uma folha de papel, pode ser folha de caderno ou sulfite, coloque na horinzontal (deitada) e cortem-nas em várias tirinhas de 13 centímetros de largura por 4 centímetros de altura.

Coloquem as tiras na horizontal (deitadas) e dobrem-nas ao meio.

Inventem personagens e desenhe-os em cada uma das tiras. Podem ser animais, monstros, robôs ou qualquer outro personagem que vocês queiram criar.

Peguem outras folhas de papel e decorem-nas do jeito que preferirem e façam diversos canudinhos deixando o lado decorado da folha para fora. Faça a quantidade suficiente para cada jogador ter o seu.

Ponha os personagens sobre uma mesa ou outra superfície lisa, conforme mostrado no vídeo abaixo.

Com ajuda das crianças invente regras para o jogo. Deixamos aqui algumas sugestões:

SUGESTÃO 1: Competição de qual jogador consegue derrubar os personagens, soprando-os para forma da mesa, mais rápido. Vocês irão precisar de algo pra contar o tempo.

SUGESTÃO 2: Faça uma pista de corrida.

SUGESTÃO 3: O jogo não necessariamente pode ser de competição mas você pode, por exemplo, contar histórias como as dos 3 porquinhos, desenhar as 3 casas deles na tirinha e representar o lobo assoprando as casas ou então pode deixar as crianças contarem histórias inventadas relacionadas a sopro ou vento usando as pecinhas do jogo.






Papel-moeda



       (atividade inspirada no livro "Vamos Criar Com Papel" da Sabine Lohf)



Selecione moedas de diferente valores e ponha-as debaixo de uma folha de caderno ou sulfite.

Separe lápis coloridos e pinte a folha com as moedas por baixo. Segure a folha enquanto pinta para que não borre a pintura.

Pegue uma tesoura sem ponta e recorte as moedas.

Agora vocês tem várias moedas para brincar de compra e venda. Pegue alguns objetos para fazer parte da “loja”, do “mercado”, da “quitanda"e estabeleça o preço. Entretanto, você deve adaptar os preços da forma que a criança entenda. Por exemplo: Em vez de dizer que o chocalho custa R$ 3,00 faça uma plaquinha desenhando 3 moedas verdes.



Comentários

  1. É necessário enviar algum registro ou não precisa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,

      Esta experiência que postamos é uma sugestão de como interagir de uma forma diferente com a criança, criando oportunidade para ela explorar a criatividade e desenvolver habilidades, portanto, não é obrigatório registrar ela mas se quiser pode compartilhar com a gente.

      Agradecemos a sua participação !

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIO DO JORNAL