DOBRAR E CRIAR

Que tal reutilizar folhas de papel para dobrar, criar e divertir-se? 
Vamos começar fazendo um avião de papel? 

Este é o passo a passo: 

                            (Imagem retirada do site: http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-aviao/)

Vocês também podem ver o vídeo:



 Temos um outro modelo que plana mais tempo no ar:




Agora vamos ver como é feito o barquinho ?



Acompanhem como é feito:




SAIBA MAIS ...

VOCÊ SABIA QUE A DOBRADURA É UMA ARTE MILENAR E DE ORIGEM JAPONESA? LÁ ELA É CHAMADA DE ORIGAMI. 

Vamos conhecer a história do origami? 

Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na corte imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo, esta arte foi transmitida ao povo que a adotou com o entusiasmo e transformou-se em uma arte conhecida no mundo todo. 

A princípio, a arte era praticada apenas por adultos, pois o papel era muitíssimo caro naquela época. Com o passar do tempo, a arte do origami, passou a ser ensinada nas escolas japonesas. Hoje em dia, o origami faz parte da vida dos japoneses, desde crianças até idosos e atravessou as fronteiras do arquipélago japonês. 

Mas quando o origami surgiu? Bom, na verdade existem controvérsias sobre onde o origami foi inventado. Alguns estudiosos dizem ter sido na china, mas foi no japão que essa arte se difundiu mais. Mas não importa, o importante é que essa arte foi e é tão apreciada, que hoje existem praticantes no mundo inteiro. 

O que significa a palavra origami? 

Origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. 

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (grou) simboliza a paz, felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, a tartaruga significa longevidade, entre outros.




DICA 

Para fazer alguns origamis do vídeo abaixo é necessário cortar a folha de sulfite (tamanho A4) conforme imagem abaixo:

         (imagem retirada do livro Origami Divertido,editora Ciranda Cultural,2008)

Além do tamanho "padrão" o vídeo vai informar quando for necessário cortar o papel em uma medida diferente.

Vamos ver os origamis:



Fazendo uma pesquisa na internet vocês encontrarão outros mais difíceis de fazer. Sejam os mais fáceis ou mais difíceis, o importante é a observação, buscando entender o caminho feito até se chegar na forma final, e a persistência. 

Vamos dobrar os desafios !

Referências

SANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Contruindo um aviãozinho e papel. 2009. Coautora: Suzana Maria Brito de Medeiros. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13233. Acesso em: 10 jul. 2020.

WOLFF, Olívia. Barquinho de Papel. 2012. Blog Origami by Olívia. Disponível em: http://origamibyolivia.blogspot.com/2012/06/barquinho-de-papel.html. Acesso em: 10 jul. 2020.

ORIGAMI.CLUB, Portal. História do Origami. Disponível em: http://origami.club/historia-do-origami/. Acesso em: 10 jul. 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM ÀS CRIANÇAS

Viagem ao Espaço

TUM TÁ TÁ TUM TÁ TÁ