CAIXA VIRA AVIÃO, VASSOURA VIRA VIOLÃO

Os espaços escolares são lugares onde inventamos um monte de brincadeiras, cheias de imaginação, onde gravetos se transformam numa fogueira em que todos pulam, esses mesmos gravetos se transformam em arco e flecha. Não precisamos de brinquedos comprados para nos divertir, é só nos dar alguns objetos e pronto, tudo se transforma em brinquedo e brincadeira !

 


 
 


Então, que tal, famílias, dar aos pequenos a possibilidade de criar e aprender diante de alguns recursos simples e que aguçam a criatividade como os materiais não estruturados. 

São chamados de materiais não estruturados aqueles elementos ou objetos que não apresentam de imediato uma intenção pré-determinada, como: cones, carretéis, madeiras, caixas, conduítes, tecidos, mangueiras, elementos da natureza, entre outros. A vantagem dos materiais não estruturados é proporcionar uma infinidade de possibilidades e permitir que a criança construa brinquedos de acordo com sua criatividade. 



Sugestões

Outros materiais não estruturados que podem aguçar a criatividade: caixa de ovos, rolo de papel, caixas de diferentes tamanhos, tampas, papeis, panos, lençóis, pregadores, potes de iogurte, margarina ou de leite fermentado, latas de leite, garrafas pet...

Observação: qualquer material que não exponha a criança a risco é possível de ser utilizado!

Por que as crianças devem fazer seus brinquedos com os materiais não estruturados?

Estas construções exigem da criança estruturar seu próprio brinquedo ou brincadeira, propicia o desenvolvimento da inteligência e possibilita que a criança possa organizar, planejar e executar seus projetos, além de explorar suas habilidades criativas. Os materiais não estruturados e os brinquedos, se bem selecionados e oferecidos ao alcance das crianças, não se excluem, mas se complementam e criam enredos para as explorações e brincadeiras, proporcionando às crianças experiências de imaginação, criatividade, ludicidade e protagonismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIO DO JORNAL